O Laço Musical: Desvendando o Engano da Percussão no Fim dos Tempos

 Introdução

A música é um dom divino destinado a elevar o pensamento e levar o coração a uma adoração sincera. No entanto, quando distorcida, pode se tornar uma ferramenta poderosa nas mãos do inimigo. Deus sempre estabeleceu critérios claros para o culto, incluindo os instrumentos a serem utilizados. Diante disso, é necessário um estudo cuidadoso e com oração sobre a música. O inimigo é especialista nessa área e buscará usar a música como um laço para o povo de Deus.

Exemplo Bíblico: Davi e as Duas Tentativas de Levar a Arca

A história de Davi e a arca da aliança ilustra a importância de seguir as instruções divinas na adoração.

Primeira Tentativa:

  • Davi consultou capitães e líderes para a primeira tentativa.

  • Os instrumentos usados incluíam harpas, alaúdes, tamboris, címbalos e trombetas.

  • Essa tentativa resultou em fracasso.

Segunda Tentativa:

  • Davi, após o fracasso, dedicou cuidadosa atenção às instruções de Deus em cada detalhe.

  • A primeira mudança foi reconhecer que apenas os levitas poderiam transportar a arca de Deus.

  • Os instrumentos utilizados na segunda tentativa incluíam alaúdes, harpas e címbalos. Tambores foram removidos da banda.

  • Essa segunda tentativa foi bem-sucedida.

  • A quem Deus instruiu que fosse colocado no templo? Os levitas, com címbalos e com harpas, porque "este mandado veio do Senhor".

Contextualização: Música e Instrumentos

A música é uma combinação de melodia, ritmo e harmonia. A melodia é a linha principal da música, o ritmo é a organização dos sons e silêncios que dão movimento, e a harmonia é a combinação de notas que criam acordes. O ritmo é a "espinha dorsal" da música. A batida é a unidade básica do ritmo, a pulsação regular que organiza a música. A síncope ocorre quando o acento é deslocado para uma batida fraca, criando um efeito de desequilíbrio que dá movimento à música. A polirritmia, por sua vez, é a combinação de dois ou mais padrões rítmicos tocados simultaneamente. A história remonta ao Egito a origem da música com batida sincopada, usada para induzir transes.

A música não é neutra; ela tem o poder de influenciar pensamentos, sentimentos e pode moldar o caráter. Satanás, um especialista na área, usa a música como um laço, misturando "forças satânicas" com o ruído e a confusão para criar o que ele chama de "operação do Espírito Santo". No entanto, "o Espírito Santo nada tem que ver com tal confusão de ruído".

Efeitos Fisiológicos da Batida

A batida de uma música não é apenas percebida; é processada por várias áreas do cérebro, incluindo as regiões motoras e emocionais. Isso explica por que o corpo reage com movimentos como balançar a cabeça ou bater o pé. O cérebro usa circuitos motores para "antecipar" a batida, preparando o corpo para o movimento.

  • Sincronização de Batimentos: A batida da música tem um efeito direto na fisiologia, um fenômeno conhecido como entrainment. Músicas com andamentos rápidos tendem a aumentar a frequência cardíaca e respiratória, enquanto músicas lentas têm o efeito oposto.

  • Liberação de Neurotransmissores: Músicas com batidas agradáveis ativam o sistema de recompensa do cérebro, liberando neurotransmissores como a dopamina, que causa uma sensação de prazer e bem-estar. Endorfinas, os "analgésicos naturais" do corpo, também são liberadas em resposta a músicas empolgantes, resultando em euforia e bem-estar. A adrenalina, o hormônio de "luta ou fuga", pode ser liberada por músicas com batidas intensas e andamentos rápidos.

  • Impacto Cognitivo: Ritmos repetitivos podem interferir no raciocínio. Ritmos percussivos agudos podem causar espasmos. E, níveis elevados de adrenalina inibem as funções do córtex pré-frontal.

  • Sistema Nervoso: A música influencia o sistema nervoso autônomo. Músicas calmas podem ativar o sistema parassimpático, associado ao relaxamento, enquanto batidas fortes e rápidas estimulam o sistema simpático, associado à resposta de "luta ou fuga".

Impactos da Percussão

No Corpo:

A percussão e seus ritmos fortes e sincopados ativam o sistema nervoso simpático, o que produz excitação física e predispõe o corpo à "estimulação carnal". O excesso de batidas pode gerar respostas corporais involuntárias, desviando o foco do intelecto para a sensação física. O ritmo da música tem a capacidade de influenciar os ritmos do corpo e que o ritmo repetitivo armazena energia nos músculos, levando-os a se contrair e relaxar ritmicamente, o que produz movimentos físicos.

Na Mente:

O padrão repetitivo da percussão pode induzir a estados de transe ou reduzir a capacidade de reflexão lógica, algo que é explorado em rituais pagãos e animistas. A percussão é o "som por excelência do transe". A música que apela mais para o corpo do que para a mente desvia a mensagem espiritual e cria uma associação entre o culto e o entretenimento.

Na Vida Espiritual:

A ativação sistemática do sistema de recompensa cerebral pelo "trio do prazer" (dopamina, serotonina e endorfinas) tem um impacto direto na tomada de decisões e na vida espiritual. O problema surge quando o foco se desloca da busca por Deus para a busca pelas sensações de prazer que essa busca gera. Isso pode levar a uma dependência dessas sensações, resultando em um culto focado na emoção em vez da razão. A adoração verdadeira deve vir de um coração consagrado, e não de estímulos externos que geram uma emoção passageira. A introdução de batidas e ritmos mundanos no culto é vista como parte da estratégia de Satanás para corromper a adoração.

O culto racional, que é uma resposta consciente à misericórdia de Deus, é afetado quando o foco deixa de ser a fé e a razão e passa a ser a sensação. A pessoa pode buscar apenas experiências religiosas que a façam sentir bem, com a verdade da mensagem tornando-se secundária em relação à intensidade da emoção.

Conclusão

O uso de percussão na adoração desvia a mente da reverência, estimula mais o corpo do que o espírito, e abre a porta para a infiltração de princípios "de Babilônia". Deus nos chama a retornar ao padrão bíblico, oferecendo-lhe uma música pura, que fortaleça a fé, eduque o caráter e prepare o povo para o Céu. É vital distinguir entre o santo e o profano, e não podemos beber do "cálice do Senhor e o cálice dos demônios". A música imprópria "estimula a dança, ou que tenham no ritmo o elemento predominante". Além disso, a filosofia adventista em relação à música afirma que não se deve usar instrumentos que se relacionem com gêneros musicais questionáveis e que se deve evitar toda melodia que partilhe da natureza do jazz, rock ou formas híbridas relacionadas.

Apelo

Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Ele nos convida a remover de nossa vida e de nossa igreja tudo aquilo que, mesmo com boa intenção, não tem a Sua aprovação. É importante ser fiel, inclusive no som que oferecemos a Deus. A palavra de Deus nos aconselha a não remover os "antigos limites" que nossos pais fizeram

Chamada para Ação

Se a mensagem de hoje ressoou em seu coração, saiba que ela é um convite de Deus para uma adoração mais pura e intencional. A música é um dom, e como tal, deve ser usada para a glória do Senhor.

  • Deseja saber mais sobre a filosofia adventista em relação à música?

  • Comente abaixo sua opinião e o que você pensa sobre a percussão na adoração.

  • Compartilhe com amigos e familiares que podem se beneficiar desta reflexão.

Lembre-se, o nosso culto racional é um sacrifício vivo em resposta ao amor de Deus. Que possamos sempre honrá-Lo em espírito e em verdade.


Referências Utilizadas

    • Bíblia Sagrada (Salmos, Romanos, Crônicas, Amós, Ezequiel, I Coríntios, Provérbios, Isaías)

    • White, Ellen G. Mensagens Escolhidas, vol. 2. Casa Publicadora Brasileira.

    • White, Ellen G. Mensagens Escolhidas, vol. 3. Casa Publicadora Brasileira.

    • White, Ellen G. Patriarcas e Profetas. Casa Publicadora Brasileira.

    • White, Ellen G. Evangelismo. Casa Publicadora Brasileira.

    • White, Ellen G. Mensagens aos Jovens. Casa Publicadora Brasileira.

    • White, Ellen G. Conselhos Para a Igreja. Casa Publicadora Brasileira.

    • White, Ellen G. Testemunhos Para a Igreja, vol. 6. Casa Publicadora Brasileira.

    • Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Casa Publicadora Brasileira.

    • Leandro Dalla -  A Música no Tempo do Fim.

    • Outros autores (pesquisadores, doutores, músicos, escritores).


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